Se coloque no meu lugar!

Em pleno século vinte e um, mundo globalizado, tecnologia de ponta, a Era da Comunicação, quem é que se coloca no lugar de alguém? Somos politizados (alguns rs), somos graduados, temos mais liberdade, conquistamos mais coisas e somos menos compreendidos. Num país de terceiro mundo, no interior de uma metrópole, numa cidade pequena, se não no menor bairro desta cidade, em pleno feriado, ecoou esta frase como o hino da nova guerrilha, ao som da voz de uma bela e confusa moça (eu): “Se coloque no meu lugar!!!”

Quem sabe o morador de rua que implora uma esmola a tenha em seus olhos, a criança no farol sussure este pensamento, idosos na fila de um hospital, mães solteiras, homens desempregados, pessoas injustiçadas, todos com este dizer na ponta da língua! Digo isto porque estou numa situação complicada na qual nem sei como agir, nem sei o que dizer, ora acho que estou certa, ora acho que sou uma egoísta patética, ora sou apenas alguém assustado com as situações da vida. Imagino o órfão da rua, vivendo ao acaso, perguntando a si mesmo porque não tem uma família, uma casa e eu ou nós muitas vezes negamos uma moeda, um lanche, uma cortesia, sem nunca nos colocarmos naquele lugar! A empatia é algo que move o ser humano. Colocar-se no lugar de alguém é compreendê-lo, é aceitá-lo, é acima de tudo ajudá-lo . Em qualquer situação ter alguém que diga “eu sei como você se sente” revigora as forças, ainda mais se este alguém não só compreenda você, mas seja capaz de fazê-lo entender a tal situação pelo qual você está passando.

Se você também já quis pegar um megafone e gritar ao mundo “Alguém poderia, ao menos, se colocar no meu lugar!?”, poderá ver no meio do Universo uma mão se levantar, mão com cicatriz, mãos perfuradas. Ouvirá os passos de um Homem de Nazaré, caminhando em meio às acusações. Poderá ver um sangue vertendo em meio à violência. Ouvirá escárnio, perseguições, olhares traidores, palavras de maldição. Verá dores e lágrimas, verá morte. Todo este caminho percorrido para que Ele pudesse chegar até você e dizer: Eu sei como você se sente!

Alguém se colocou no meu, no seu lugar!

É difícil entender, eu sei! Porque você espera esta postura de pessoas, mas as pessoas não venceram tudo isso. Deus sim, Jesus fez isso, se colocou literalmente no seu lugar. Se ainda quiser questionar, esteja livre… Mas fui traída, como posso agir de outra maneira? Já ouviu falar em Judas Iscariotes? Eram amigos. Ah! Minha família… A família dEle O chamou de lunático, queriam prendê-lo em casa. Estou sozinho, ninguém me ajuda… todos os seus discípulos O abandonaram. Não suporto mais esta pressão, stress… Ele mesmo disse que não tinha lugar para reclinar a cabeça. O quê? Minha decisão é muito difícil, tive que largar algo que amava… Ele deixou a glória do céu, para padecer com os homens! Seja qual for sua situação, Ele sabe exatamente o que você sente, porque esteve no seu lugar, naquela cruz.

Pode ser que Ele não apóie você em algumas posturas, talvez exija que você perdoe, que você releve, que você ajude, mas jamais dirá que não compreende você. O fato mais importante é que Ele passou por tudo e venceu, melhor ainda, Ele ressuscitou para mostrar que tudo pode ser vencido! Esteve no seu lugar, nas dores e também na vitória, na morte e na ressurreição. Aceite isso, clame por Ele, convide-o a ensinar-lhe o caminho, assim poderá dizer: Adeus sentimento de injustiça, Good bye sentimento de “Não sei o que fazer”, já vai tarde sentimento de impunidade. Há alguém no nosso lugar e este alguém nos diz: Tenha bom ânimo, Eu venci o mundo! (João 16:33).

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno”
(Hebreus 4 : 15,16).

Anúncios

Uma resposta to “Se coloque no meu lugar!”

  1. oportuno esse texto, me faz refletir sobre nossa condição, se somos ou não capazes de pensar verdadeiramente no alto sacrifício que Ele fez por nós..

    Deus te abençoe!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: